Categories: Uncategorized

Trecho de carta de Eleanor, filha de Karl Marx, sobre felicidade+revolução. Linda e emocionante!

“É curioso mas acredito que muita gente não compreende o quanto a noção de felicidade é importante para os socialistas, como ela está no coração mesmo do pensamento de Marx. É ela, afinal, o grande objetivo final de nossa luta, a felicidade – não como simples busca do prazer individual – mas como auto-realização do ser humano. O direito que cada indivíduo tem de poder expressar e realizar suas capacidades, realizar-se, colocando sua humanidade no que faz, seja o que for: um objetivo, uma lavoura, uma obra de arte. Que todos possam ser felizes, efetivando suas capacidades e fazendo parte de uma coletividade, um grupo que os reconhece como seus.

Muitas pessoas nem sempre associam o “livre desenvolvimento de cada um como condição para o livre desenvolvimento de todos” à noção de felicidade do indivíduo. Não entendem que esse “livre desenvolvimento” de cada um é, justamente, a condição para que se possa ser feliz. Ou pensam que isso é coisa do futuro e deve ser deixada para o futuro. Não se dão conta de que ser feliz é algo para ser buscado no presente; que não deve ser uma utopia, mas algo necessário, agora, algo para ser tentado desde já, algo que nos faz melhores como pessoas e, portanto, mais capazes de enfrentar a longa luta. Não creio que exagero quando penso que a beleza da vida, a alegria de viver é o que deve nos guiar e é o que nos pode dar alguma força. Que a revolução significa não apenas a busca da vida e da liberdade, mas à busca da felicidade.”

(Eleanor Marx, Carta à Olive Schreiner, 1897)

Pedro Marinho

Share
Published by
Pedro Marinho

Recent Posts

Carta de Marx a Arnold Ruge (1843)

M. a R. [Marx a Ruge][1]Kreuznach, setembro de 1843Muito me alegro com o fato de…

3 anos ago

Vita de Antonio Gramsci

https://youtu.be/-Ygc75K-Sug

3 anos ago

MEU MAIO

Manifestações de Primeiro de Maio ocorridas no Rio de Janeiro, 1919 A todosque saíram às…

4 anos ago

Ele foi um mestre para nós, mesmo quando estava morrendo!

“Seus olhos ainda brilhavam:‘Antonio’, eu disse, ‘coragem! O que você tem?’ Ele não soube me…

4 anos ago

130 anos do nascimento de Antonio Gramsci!

130 anos do nascimento de Antonio Gramsci!Gigante dirigente e teórico da classe trabalhadora!Gramsci, presente, sempre!…

4 anos ago